"O defínítório apreciou um documento elaborado pelo Fr. José Pereira das Neves, aprensentado ao defínítório e datado de 13 de Maio de 1984, sobre a contruíção de uma fraternidade vocacional que em 1984-1985 seria constituída por ele mesmo, pelo Fr. José Pinto e Fr. Manuel Amorim e Fr. José Manuel Marques
O defínítório considerou o teor do documento e aprovou da constituição de uma equipa vocacional sob o nome FRATERNIDADE JUVENIL VOCACIONAL. A sua localização e configuração jurídica desta fraternidade seriam decididas posteriormente. (transcrição) "
As comemorações da fraternidade juvenil vocacional celebraram-se nos dias anteriores à data dos 25 anos, como uma missão dedicada aos jovens.
Iniciaram-se no dia 25 de Setembro, com o encontro entre os animadores da formação juvenil vocacional da confres (conferência íberica) da Espanha e Portugal.
Estiveram connosco o ministro províncial Fr. Victor Melícias, o vigário Fr. Armindo, os irmãos de várias fraternidades, os proféssos temporários, os noviços, as irmãs da CONFHIC e concepcionistas e a juventudes franciscana (jufra).
Às 21h30, realizou-se na igreja do convento, a vigilia vocacional, que foi presidida pelo Fr. Victor Melícias.
No dia seguinte, às 10h30, foi o momento de testemunho dos irmãos que contruíram esta obra tão maravilhosa, Fr. José Neves, Fr. José Pinto, Fr. Daniel e Ir. Amélia Costa, da CONFHIC.
Naquela ocasião, os animadores da formação juvenil vocacional de várias províncias de Espanha partilharam connosco as dificuldades que encontraram nas províncias deles.
Às 15h30, tivemos conferência pelo Dr. João das Neves, sob o tema: "como fala Jesus aos jovens de hoje".
Às 19h00, tivemos o momento de Eucaristia, presidida pelo Fr. Victor Melícias. Na sua homilia, falou sobre"Noticias de Boa Nova".
" Na coroa de festa dos 25 anos da fraternidade juvenil vocacional, vamos louvar o Senhor, porque fomos chamados à vocação Franciscana, para anunciar a boa noticia (Evangelho) de Jesus Cristo ao mundo, que hoje, cheio de materialismo, idealismo, violência, injustiça...etc! fomos chamados também para proclamar PAZ E BEM a todo mundo!".
Terminámos estes dias de festa com o jantar fraterno na comunidade de Leiria, antes do regresso dos convidados.
Paz e Bem!
Oração:
Senhor Jesus
Torna-me atento e vigilante
No discernimento da vontade do Pai,
Para que eu possa em tudo realizar a vocação
Com que Ele, desde sempre, me quis e amou.
Na hora da dúvida e da provação
Dá-me a certeza de não estar só
Mas de saber e querer-Te próximo,
Para viver contigo a minha oferta,
Seguindo-Te humilde e confiadamente
no serviço da Tua Igreja e do mundo.
(D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima)
Oração vocacional
Senhor Jesus,
entregamos-Te confiantes
o nosso labor quotidiano.
Pedimos-Te
que por tua imensa bondade
chames os que quiseres
para colaborarem connosco
na nobre missão
do anúncio do Evangelho.
Faz
que sejamos para o mundo de hoje
sinais de um tempo novo de graça
e que, inspirados
no carisma do Poverello de Assis
de menoridade e pobreza evangélica,
proclamemos com gozo e exultação
o dom inestimável
da nossa vocação franciscana.
Amen.
0 comentários:
Enviar um comentário