A figura de S. Francisco de Assis, marcou de tal modo os homens destes oito séculos e de diferentes credos, sobretudo por ser tão humano. Assim, da fecundidade do seu testemunho e sua vivência do Evangelho na radicalidade, nasceram três ordens. A 1ª Ordem com três ramos: Ordem Frades Menores, Ordem dos Frades Menores Conventuais e Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. A 2ª Ordem é constituída sobretudo pelas Clarisas. A 3ª Ordem inclui a Ordem Franciscana Secular, e dezenas de Institutos e Congregações, sobretudo femininos, nascidos quase todos nos séculos XIX e XX.
A família Franciscana Portuguesa, reunida em Fátima, unida aos Franciscanos de todo o mundo, celebra os 800 anos de aprovação da "forma de vida" que o Senhor revelou a Francisco de Assis e o Papa Inocêncio III aprovou oralmente em 1209. (Guião de peregrinação)
É um momento para elevar ao "Altíssimo e bom Senhor" um hino de louvor pela "Graças das Origens" e de re-fundar a vocação franciscana, centrados em Cristo e na vivência do Evangelho, ao jeito de Francisco de Assis, restaurando a Igreja do século XXI.
Estes acto de louvor realizou- se em Fátima com vários actividades:
> Oração no centro pastoral Paulo VI
> Confêrencia no centro pastoral Paulo VI pela Dra. Manuela Silva, sob o tema; " 800 anos... ousar viver o Evangelho"
> Festival Franciscanos multiartes.
> Missa acção de graças, na Igreja Santíssima Trindade, presidida pelo D. António Montes Moreira, OFM, bispo de Bragança e Miranda.
Na sua homilia, falou-nos:
» Acção de graças pelo DOM da nossa vocação franciscana
» Pelo testemunho que os irmãos procederam
Ele terminou a sua homilia com saudações de S. Francisco a Nossa Senhora:
Salve, palácio de Deus!
Salve, tabernáculo de Deus!
Salve, casa de Deus!
Salve, vestidura de Deus!
Salve, Mãe de Deus! (SVM 4,5)
> Terço na Capelinha das Aparições e procissão de velas com os peregrinos de América, Irlanda, Espanha, Alemanha, Italia...etc!
> Encenação "Francisco, um jovem como nós" do Fr. Lopes Morgado, OFMCap, no centro pastoral Paulo VI.
No dia 4 de Outrobro, festa de S. Francisco, iniciou-se na Capelinha das Aparições e procissão para o altar do Recinto. Celebrou-se a eucaristia Internacional pelo D. António Montes, OFM, e depois os peregrinos regressaram as suas casas. Deus vos acompanhe!
0 comentários:
Enviar um comentário