O CAMINHO DE SANTIAGO
Nos dias 9 a 15 de Agusto em Santiago de Compostela, realizou-se 2nd European Franciscan meeting, onde participaram os jovens de distintos países da Eropa.
Iniciou-se no parking da catedral com saudações"bienvenide" a todos os peregrinos de cada país. Durante uma hora houve o momento de animação pelos Frades, com vários cânticos; o hino LIKE FRANCIS e THE ROAD TO SANTIAGO.
Às 21h00, houve um momento de oração diante do crucifixo de S. Damião, que foi presidido pelo Fr. Victor melícias, presidente da união dos Frades menores da Europa (UFME). Logo a seguir, procisão de velas para a catedral de León, onde encontrámos com o senhor bispo D. Julián López.
1º DIA:
O sol já raiou... neste novo dia, irmãos, vamos peregrinar no caminho de Santiago. Louvai e bendizei o Senhor como Francisco:" Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o meu senhor irmão sol, qual o faz o dia e por ele nos ilumina".
Depois de oração da manhã e pequeno almoço, saímos de autocarro de León para Hospital Orbigo. Começámos a fazer o percurso a pé até Vega de Valcarce mais ou menos quinze quilómetros. Quando chegámos ao lugar destinado, proporcionámo-nos animação, cantando, dançando, nadando, enquanto a comida não chegava.
Segundo o horário fixado, às 19h00 tivemos o momento de catequece, por cada país, antes da eucarístia às 20h00, no campo Vega de Valcarce. Depois de jantar, os jovens de cada país divertiram-se com vários animações, antes de ir a Pavilhão descansar.
2º DIA:
O Senhor nos dê mais um dia para caminharmos juntos, através da mata; vamos descobrir a presença de Deus nas suas criaturas: "Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento e pelo ar e nuvens e sereno, e todo o tempo, por quem dás as tuas criaturas o sustento".
Oração da manhã e peqeuno almoço no Pavilhão. Fizemos o percurso do segundo dia, subimos a montanha mais ou menos treze quilómetros de Pavilhão ao Cebreiro. O Cebreiro é um lugar onde os peregrinos fazem paragem e, segundo o historiador, é conhecido como "o milagre eucarístia". Situa-se no cimo da colina, donde se vê toda a cidade que o rodeia.
Com o ar fresco e sombras das árvores, tivemos de almoçar e descansar. Contuámos a nossa viagem de autocarro para o Pavilhão de Samos. Cumprimos o horário como no dia anterior. Os irmãos beneditinos ofereceram-nos o Mosteiro de Samos para celebrarmos a festa de S. Clara.
3º DIA:
Damos graças ao Senhor por este novo dia... vamos entrar no Palácio de Deus "catedral de Santiago de Compostela". Com S. Tiago, com Francisco e Clara de Asis, cantamos o hino de louvor a Deus: "Mostra-nos Senhor a tua vontade. p´ra santidade, qual o caminho? como Francisco queremos dizer-te: Só tu és santo, só tu és Senhor!".
O problema sanita fez-nos sair do Pavilhão antes de oração da manhã. Viajámos de autocarro até monte Gozo. Antes de entrar na catedral de Santaigo, os peregrinos costumavam fazer a última paragem naquele monte.
Estiveram connosco o ministro geral da ordem franciscana Fr. José R. Carvalho e Fr. Victor melícias, presidente da UFME. Houve o momento de oração, presidido pelo ministro geral. Ele saudou e convidou os peregrinos:"bienvenida a Santiago y caminaremos juntos a él hacia la tumba del apóstol santo". Os jovens entregaram-lhos os instrumentos da peregrinação, como: boné, mochila e bengala.
Fizemos o percurso mais ou menos cinco quilómetros a catedral. A comissão organizadora recebeu-nos com dança tradicional espanhola. Na plaza de Santiago, o ministro provincial de Galiza saudou os peregrinos:" bienvenide a Santiago de Compostela".
Às 18h00, tivemos adoração ao Santíssimo Sacramento no convento de S. Clara. Na eucarístia, os jovens dividiram-se por idiomas: inglês e alemão, na mesma igreja; italiano, espanhola e português na igreja de S. Francisco.
Às 22h00, tivemos vigilia na catedral de Santiago, presidida pelo arcebispo D. Julián. No fim da vigilia, o senhor bispo convidou os peregrinos a abraçar o santo (S. Tiago Apóstolo) e visitar o seu túmulo.
4º DIA:
O sol da manhã faz brilhar todo o universo, a nossa vida vai andando a frente. O tempo já chegou para partilharmos a vida no mesmo carisma: alegria de ser Franciscano...
> O momento de catequece
Iniciámos aquele novo dia com oração da manhã, no campo do colégio de la Salle. Nós, os peregrinos, fomos a ter com o cardeal Oscar Andrés Rodriqués Maradiaga.
No momento de catequece o senhor cardeal falou-nos a vida (transfiguração) dos apóstolos e convidou os jovens a imitar e configurar-se com Cristo.
Eis uma brevíssima apresentação do senhor cardeal:
> Juan configurado con Cristo en el amor
> Pedro configurado con Cristo en la edificación de la iglesia
> Felipe configurado con Cristo en la comunión
> San Bartolomé configurado con Cristo en la profesión de fe
> Mateo configurado con Cristo en la misericordia
> Santiago el mayor configurado con Cristo el la tranfiguración y en la agonía
> Santiago el menor configurado con Cristo en la pequeñes, en la humildad
> San Judas Tadeo configurado con Cristo en la servicio
> Andrés configurado con Cristo en la respuesta fiel
> Matias configurado con Cristo en la tradición
> Simon configurado con Cristo en el Martirio
> Tomas configurado con Cristo en la pasión por la misión
> Pablo de Tarso, San Pablo, que llega a configurarse de tal manera con Cristo que nos escribe:"Vivo yo pero ya no soy yo quien vivo, es Cristo que vive en mí (Gal.2;20)".
Por último, mostrou também o papel de Maria na acção da salvação da humanidade." Virgen María, configurada con Cristo en la palabra de Dios y en la respuesta a la palabra pronta e fiel; Hágase en mi según tu palabra (Luc. 1;38)".
> O momento da eucarístia
A missa solene de S. Francisco, foi presidida pelo cardeal Oscar Maradiaga. A forma da liturgia foi muito dinâmica com apresentação dos jovens portuqueses no momento da interiornização da palavra.
Na sua homilia, o senhor cardeal explicou os três verbos mais importantes:" conocer, amar y servir. No podemos amar a quien no conocemos y no podemos servir si no amas".
Mais adiante, ele apresentou mais três satélites que fundamentalmente dão benefícios à vida cristã:
> El pan de la palabra. Es el primer elemento que nos va a dar la coordenada para nuestra orientación espiritual.
> El pan de vida, la santa eucaristía: al eschucar la palabra y alimentarme con el pan de vida tengo el segundo elemento que me da orientación para mi vida.
> La estrella del mar, María Santíssima, la madre del cielo. Ahí tienen ustedes los tres satélites que nos dan el GPS espiritual, para orientanos en nuestra vida.
No momento do ofertório, os jovens apresentaram ao altar de Deus os instrumentos da peregrinação; mochila, T-shirt, sapatilhas, bengala...juntamente com o pão e o vinho.
> Actividades nas plazas
Dàs 17h00 às 19h00, foi tempo livre. Na Escalinata plaza de plateías, os voluntários apresentaram-nos os jogos mágicos e vários cânticos.
Nós, os peregrinos, ficámos espantados e calados com o mágico. Ele comeu um guardanapo de cor branca, mas depois tirou da sua boca uma corda de guardanapo mais ou menos dois metros de vários cores.
Na paza de Cervantes, os voluntários apresentaram-nos o teatro do VIII centenário da fundação da ordem Franciscana.
> A noite cultural
Às 21h00, na salão onde se realizava o encontro e eucarístia, houve uma noite cultural (festival). Todos os países apresentaram as suas próprias culturas e cânticos. Essa noite foi lindíssima: toda a gente cantava e dançava com alegria no mesmo espírito"alegria de ser Franciscano". Nós, os portugueses, apresentámos um cântico com o titúlo "TER O CEÚ NO CORAÇÃO".
5º DIA:
O Senhor nos dê mais um dia para conviver, caminhar e partilhar a vida numa só carisma "Franciscano". Vamos louvar e bendizer o Senhor por este dom da vocação que nos deu. Com Francisco e Clara de Asis celebrarmos 800 anos da fundação da ordem: "louvado sejas, meu Senhor pelo dom da nossa vocação Franciscana".
De manhã:
As conferências distribuiram-se por idiomas para orar, partilhar a vida, valorização e eucarístia; sob o tema: "la alegria de ser Franciscano".
De tarde:
O tempo penitencial "it´s time to change". Antes de nós, os peregrinos, empreendermos o caminho de regresso a nossa casa, na praía de Lourido realizou-se o acto penitencial, do seguinte modo:
> Bañarse en la playa: símbolo la purificación del cuerpo. El peregrino se quitaba así el polvo de toda su ruta y, limpio, comenzaba su nueva vida redimida de pecado.
> Quemar las ropas: el peregrino se deschace de todo lo material y, con el fuego, intenta queimar todo aquello de lo que se quiere deschace y que no le beneficiará para comenzar una nueva vida. deja atrás cargas de una vida pasada y,
> ver la puesta de sol: simbolizaba su propria muerto a una vida pasada, y la seguridad de comenzar al amanecer siguiente una nueva vida en Cristo, como la ressurección del alma del peregrino perdonado por Dios.
Todos nós circundávamos o crucifixo de S. Damião, fazendo os seguintes gestos:
> Después de escuchar el relato invitamos a los presentes a meter a sus manos en la "tierra" de su ser y de toda la humanidad y den formas a sus pecados y tentaciones
> Alguns jóvenes se acercarán a la cruz, donde estará la palabra, encenderán la antorcha y proclamrán breves textos bíblicos que nos recuerde nuestro ser fragil y caduco.
> Antes de emprezar a caminhar en silencio todos se acercarán al Océano para lavarse las manos, símbolo la purificación del cuerpo.
A seguir, procissão com o crucifixo de S. Damião a Muxia. Para pedir perdão a Deus; todos nós confessámos. Aquele sítio é conhecido como "Finistierra" do caminho de Santiago. Às 21h00 houve o momento da animação aos peregrinos com vários músicas; todos nós cantávamos e dançávamos até regressarmos a Santiago de Compostela.
6º DIA:
Hoje é o último dia da peregrinação, regressamos a nossa casa com o espírito de S. Francisco, a anunciar o evangelho e construir o melhor futuru da Europa. " Go and rebuild our Europe, let's go! All together like Francis to follow the way. Jesus Christ is our way! Go and rebuild our Europe, let's go! All together like Francis to shine like the stars in the sky and in the world!".
Foi celebrada a missa da solenidade da Assunção de Maria ao ceú, na igreja de S. Francisco, presidida pelo ministro geral, Fr. José R. Carvalho.
Na sua homilia,convidou todos os jovens a viver uma vida radicalidade e incondicional em Cristo Jesus, como S. Franscisco:
" Queridos jóvenes: conozco bien vuestra generosidad y vuestra posibilidades. Conozco vuestra sed de plenitud. Sé que en el corazón de muchos de vosotros arde un profundo deseo de entrega radical e incondiconal a Cristo. Sé que todos vosotros deseáis ser contados, como Santiago Apóstol, entre los amigos de Jesús. Basado en essa certezas no dudo en pediros una opción radical de fe y de vida, que acojáis el mensaje de Jesús en su totalidad y en su radicalidad. Y vuestra vida será como la del joven Francisco: una vida enteramente a Dios y enteramente para la humanidad. Particularmente la humanidad herida. Queréis ser como Francisco de asis? seguid a Cristo en la vocación a la que él os llame. No tengáis medo! abrid las puertas de vuestro corazón a Cristo!"
Como última mensagem, ele recitou as palavras que estava escritas no colete dos voluntários:"FAITE VER = FAZ-TE VER".
Depois da celebração eucarística, o presidente da UFME anunciou o terceiro EUFRAME que será realizado no Santuário de Santa Ana, Polónia, em 2012. Logo, o minstro geral entregou o crucifixo S. Damião aos jovens Franciscanos (jufra) polacos e pulseiras de Compostela a todos os peregrinos.
São Francisco nos dê a sua benção:
"O Senhor te abençoe e te guarde,
te mostre a sua face e se compadeça de ti.
Volva para ti o seu rosto, e te dê a paz.
O Senhor te abençoe".
Fontes:
1. Escritos de S. Francisco e S. Clara; pag. 33, 68-70.
2. Textos catequece do cardeal Oscar Maradiaga.
3. Textos homilia do Cardeal Oscar Maradiaga
4. Textos homilia do ministro geral OFM, Fr. José R. Carvalho.
5. Textos 2nd European Franciscan meeting; Santiago de Compostela.